Hoje em dia, está muito perigoso navegar na internet e utilizar programas desconhecidos, principalmente pelo aumento de roubos de dados. Muitas pessoas estão sendo vítimas desses ciberladrões e não sabem o que fazer.
Quando achamos que os criminosos já inventaram todas as “modalidades” possíveis de ataque, eis que surge uma novidade. A onda agora é o sequestro virtual. Isso mesmo, são conhecidos como “Ransomware”. Os sequestradores bloqueiam o computador da vítima e solicitam dinheiro em troca da senha que irá destravar a máquina. Isso em alguns casos. Em outros, os sequestradores nem chantageiam, simplesmente roubam e divulgam.
Recentemente prefeituras e empresas do Brasil já foram alvo desse tipo de vírus, em alguns casos o resgate foi pago, já em outros casos as empresas possuíam backup dos dados atualizados e puderam recuperá-los sem o pagamento do resgate. Por isso a importância do backup atualizado.
Como acontece um ataque de um hacker?
O sequestro começa com um descuido do próprio usuário, que abriu um e-mail de ou visitou um site malicioso criado pelo cibercriminoso.
Uma vez instalado, o programa malicioso bloqueia o acesso ao sistema do infectado. Essa barreira é criada com códigos criptografados, quase impossíveis de serem desvendados.
O que acontece se eu sofrer um ciberataque?
Depois do bloqueio, os criminosos virtuais entram em contato com a vítima, por SMS ou por e-mail, solicitando uma quantia em dinheiro em troca do código de desbloqueio.
Infelizmente, muitas vezes o resgate pago é em vão. O número liberado pelos sequestradores é falso e não dá acesso aos arquivos. Além de perder dinheiro, o usuário perde também seu computador, ou smartphone, e as informações ali armazenadas.
Como prevenir roubos de dados?
Os sequestradores digitais usam e-mails e links maliciosos para se infiltrar. Não abrir mensagens de remetentes desconhecidos e certificar-se da segurança de um site antes de navegar são medidas importantíssimas para evitar o golpe.
Manter um antivírus atualizado, não só em computadores, mas também em tablets e smartphones, é essencial para barrar esses sequestradores.
Importante
O mais importante de tudo é lembrar-se de fazer um backup de seus arquivos periodicamente. Salve todos os documentos importantes em um HD externo ou serviço online. Assim, caso você não consiga evitar o crime, pelo menos terá suas informações a salvo em outro dispositivo.
Fonte: SuperSoft
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Receita Federal intensifica ação para regularização de obras em todo o país
A Receita Federal iniciou um novo ciclo de envio de “Aviso para Regularização de Obras” direcionado a responsáveis por construções civis cadastradas no Cadastro Nacional
Quais benefícios que os trabalhadores mais querem receber das empresas? Confira o ranking
O benefício mais valorizado pelos trabalhadores é o bônus acordado (anual, trimestral ou mensal), citado por 83,72% dos entrevistados. No entanto, esse item ocupa apenas
Seis dicas para começar a usar IA na sua pequena empresa
A Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma promessa: já é parte integrante do dia a dia das empresas. No Brasil, 44% das PMEs já
Gestão por resultados está ficando obsoleta — o foco agora são os insumos
As empresas vivem uma mudança de paradigma na forma de gerir desempenho. O modelo tradicional de gestão por resultados, baseado em metas e indicadores finais,
Por que o ritmo das reuniões define a execução e o crescimento da empresa
A armadilha do desalinhamento silencioso Quando uma organização não define um ritmo eficaz para seus encontros, surgem sinais claros de ineficiência: as prioridades se perdem;