Especialista ressalta a importância de levar em consideração as diferenças de seus funcionários na hora de trabalhar a motivação e a liderança do grupo
Com a falta de tempo, o desempenho da liderança no ambiente de trabalho acaba muitas vezes sendo deixado de lado. De acordo com psicólogo e precursor da psicodinâmica contextualizada para o ambiente de negócios, Luiz Fernando Garcia, “o grande erro das empresas é a delegação superficial, que gera uma administração oscilante, ou administração iô-iô”.
O especialista ainda ressalta que “nestes casos, a liderança é comprometida, já que se delega sem precisão e sem recortes, fazendo com que o funcionário não tenha uma visão sistêmica do todo, passando apenas a corresponder parcialmente às funções. Ou seja, delega uma tarefa, o colaborador não entende, faz o que é pedido para cumprir a demanda e quando o chefe supervisiona, verifica que a mesma não foi concluída da maneira desejada e repassa a tarefa. Daí se dá o termo iô-iô”.
A fim de ajudar os empresários a incentivarem suas respectivas equipes, o psicoterapeuta, Luiz Fernando, listou três atitudes que auxiliarão na motivação dos funcionários, além da potencialização da proatividade dos mesmos.
1. Reconheça o esforço e dê feedbacks
Para Garcia, um bom líder deve dar feedbacks a sua equipe, assim como reconhecer o esforço de seus funcionários, elogiando-os quando necessário. Desse modo, manterá a equipe motivada para o trabalho. Contudo, ressalva que esse reconhecimento não significa dizer “parabéns” ou “você está indo bem”, e sim reforçar o desempenho e sua eficácia, localizando no espaço e no tempo as atitudes e resultados que demonstram bom desempenho.
“Quando o filho está indo mal na escola e finalmente chega em casa com uma nota 8, não é saudável que o pai aja com desdém e exija uma nota 10. O que mais desmotiva é quando o indivíduo tenta corresponder, e o tipo de reforço é irônico”, explica.
Além disso, atualmente os colaboradores das gerações Y e Z são mais orientados e incentivados a desafios, o que ocasiona uma necessidade constante de feedbacks em relação ao trabalho desenvolvido. “Essas gerações precisam de monitoria, reforço positivo e feedback constante, porque eles têm propósito naquilo que fazem”, afirma o especialista.
2. Leve em consideração a singularidade
O especialista também reforça a importância de se levar em consideração a singularidade de cada pessoa, questionando as diferenças de gerações. Para ele, a melhor forma de lidar com essas divergências é analisar os tipos psicológicos de cada um.
“Quando uma pessoa faz uma análise de seu comportamento, ela se auto apropria de quem realmente é, deixando de lado a preocupação sobre o funcionamento de cada geração, e isso permite que o líder saiba atuar com elas e tenha consciência de como agir com cada um, independentemente da idade. Cada componente da equipe tem suas características únicas, e o líder precisa levar isso em consideração se quiser ter uma equipe verdadeiramente motivada”, expôs.
3. Crie vínculos
Outra atitude que pode ajudar na motivação da equipe é a presença da liderança em momentos de vínculo. “Elas podem ocorrer em reuniões sistemáticas, uma ou duas vezes por semana, e podem ser breves, mas devem conter o acolhimento de dúvidas e o direcionamento de ações para levar o colaborador a ter uma segurança interna e o apoio do líder. Sem esse tipo de conexão, a equipe fica fragmentada e passa a questionar sua própria autoconfiança, ou colocar em outros os erros mais comuns do funcionamento da gestão da empresa”, conclui o psicoterapeuta.
Fonte: Economia – iG
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta
Imposto de Renda 2025: declaração pré-preenchida começa só em 1º de abril
A Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará disponível para os contribuintes apenas a partir de 1º de abril.
Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome
Receita Federal alerta para golpe por correspondência utilizando seu nome indevidamente A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que voltou a ser praticado,
O que muda no trabalho aos domingos e feriados a partir de julho?
A partir de 1º de julho de 2025, entram em vigor mudanças significativas nas normas que regulamentam o trabalho aos domingos e feriados no Brasil.
Projeto de Lei 1.085/25 propõe tributação de lucros e dividendos
O Projeto de Lei 1.085/25, atualmente em tramitação, propõe alterações significativas no artigo 10 da Lei 9.249/95, visando implementar a tributação sobre lucros e dividendos