É hora de contratar para sua empresa?

Compartilhe nas redes!

Então confira estas dicas importantes

É natural que o número de colaboradores de uma empresa aumente de acordo com o seu crescimento e cada vez vai ficando mais importante saber contratar bons funcionários para que o negócio siga sempre evoluindo. Dependendo das atividades da empresa, os gestores preferem a terceirização dos serviços ao invés de contratar mais mão de obra. Essa saída acaba sendo uma forma de poupar esforços e diminuir os riscos de uma contratação mal feita, além disso, não cria vínculos empregatícios.

Como saber se estou precisando contratar?

Ficar atento ao dia a dia de sua empresa é de suma importância para perceber quando é a hora de contratar mais funcionários e aumentar seu time. Os sinais são óbvios, mas se você não está acompanhando o que está acontecendo com o seu negócio, podem passar despercebidos e fazer com que você adie essa decisão, muitas vezes prejudicando o andamento da empresa.

  • Não atende à demanda? Se sua equipe não está conseguindo atender ao número de pedidos e serviços, nem sempre é por incompetência de seus colaboradores. Inclusive, na maior parte dos casos, eles estão sobrecarregados e, por isso, não conseguem dar conta. É hora de reforçar o time.
  • Está dispensando clientes? Às vezes, preterir clientes pode até ser uma estratégia para não crescer de uma forma desproporcional e mal planejada, mas o mais comum é que todo o empresário que se preze levante as mãos para o céu se está chovendo clientes, então o ideal é tentar atender a todos. Se está dispensando, talvez seja porque não tem equipe para suprir. É hora de contratar.
  • Os prazos não estão sendo cumpridos? Esse é outro sinal evidente de que o time está desfalcado. Claro que, antes de tudo, se deve fazer uma análise do rendimento dos atuais funcionários para ver se a produtividade está a contento, mas, feita essa checagem, está claro que a equipe precisa aumentar para que as responsabilidades se dividam e, por consequência, os prazos sejam cumpridos.
  • Muitas horas extras? Um dia ou outro, é normal contar com uma hora extra de um funcionário para finalizar aquele trabalho mais urgente, mas quando isso se torna muito corriqueiro, é melhor optar por contratar mais alguém, já que, muitas vezes, o que se gasta pagando horas extras é o que iria se gastar para investir em outro colaborador. Sem contar que o rendimento seria outro, já que o funcionário que cumpre muitas horas fora do expediente também pode ter sua produtividade afetada.

As dicas para contratar

  • Entenda as suas necessidades: Se houver a necessidade, não se deve economizar com a equipe, mas muitas vezes é possível resolver algum problema com outras ações, como um remanejamento de colaboradores de um setor para outro, por exemplo, isso pode evitar um custo a mais em um momento desnecessário. Por isso que é tão importante que o gestor esteja totalmente por dentro de todos os processos que envolvem sua empresa para constatar a real necessidade de admissão de funcionários.
  • Processo de seleção: Esta é uma etapa muito importante do processo porque é o momento de atrair os melhores candidatos. É interessante postar anúncios em veículos especializados, mas ao mesmo tempo de grande circulação. Um texto bem escrito no anúncio também é essencial, já que é a partir dele que os possíveis colaboradores chegarão. É aí que o empresário já vai filtrar bastante o número de candidatos, trazendo apenas aqueles dentro do perfil exigido.
  • Seleção dos melhores: Analise detalhadamente cada currículo recebido procurando identificar nos pretendentes as qualidades necessárias para ocupar o cargo em aberto. Separe aqueles que mais chamaram a sua atenção, sempre considerando que quando o candidato elabora um currículo, ele certamente exalta suas habilidades e nunca aponta seus defeitos.
  • Saiba conduzir as entrevistas: A etapa seguinte é a entrevista com cada um que teve seu currículo selecionado. Além de perguntas bem objetivas, olhe nos olhos de cada um e tente perceber quais são aqueles que mais se identificam com os propósitos e também com os princípios da sua empresa.
  • Avalie o histórico: Além do bate-papo com o candidato e a análise do currículo, a única fonte de informações que o empresário terá quando estiver contratando virá das empresas anteriores do futuro colaborador. Isso poderá evitar erros e desgastes. Um telefonema ou uma carta de recomendação poderá poupar você de muitos problemas.
  • Pós-escolha: Depois de todo esse processo e mesmo acertando em todas as etapas, nada como a prática. Para isso, é inevitável que haja um período de treinamento e de adaptação para o novo colaborador. Mas uma certeza que se tem é a de que todo esse esforço não valerá de nada se a escolha do funcionário não foi a mais adequada, portanto, fique muito atento a todos os passos para tomar a decisão mais sensata.

*Artigo por Conube, Sistema de contabilidade online
Imagem: Hand holding we are hiring announcement via Shutterstock
– See more at: http://startupi.com.br/2015/02/e-hora-de-contratar-para-sua-empresa-entao-confira-estas-dicas-importantes/#sthash.JkrQOlh9.dpuf

Classifique nosso post [type]

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

FAZENDA PREPARA NOVO PERSE

O Ministério da Fazenda está preparando uma nova versão do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) focada em pequenas empresas, com um

Recomendado só para você
Conheça profissionais que utilizam essa poderosa estratégia de vendas e…
Cresta Posts Box by CP