Comunicação por e-mail
Apesar de ser eficiente, a comunicação por e-mail pode causar problemas de entendimento entre o colaborador e o chefe. Segundo a consultora de gestão e autora de livros sobre a etiqueta no ambiente de trabalho, Barbara Pachter, muitos gestores têm a tendência de ser “rude”, especialmente quando respondem e-mails de qualquer lugar. A especialista chama isso de “Efeito BlackBerry”.
Conversa direta
Acreditando que o e-mail é mais conveniente, muitos líderes usam cada vez mais a tecnologia para evitar discussões difíceis. Lembre-se que conversar pessoalmente com os profissionais incentiva a confiança entre as partes.
Profissionais doentes
Há comprovações científicas de que um líder ruim pode ser prejudicial à saúde de sua equipe. Um estudo sueco, de 2008, acompanhou mais de 3 mil homens, por mais de dez anos, e revelou que aqueles que disseram que foram mal geridos no trabalho tinham de 20% a 40% a mais de probabilidade de ter um ataque cardíaco.
Prazos restritos
Outro sinal que a gestão do chefe vai mal é quando os profissionais não conseguem cumprir os prazos estipulados. Isso ocorre especialmente com novos líderes, já que eles são mais propensos a dar prazos restritos e não negociáveis aos seus colaboradores. Foi o que ocorreu com uma executiva de Recursos Humanos de uma empresa de Nova York (EUA). Ela começou a trabalhar 15 horas por dia, após a chegada de seu novo chefe. Seu líder prometia prazos impossíveis de serem cumpridos aos clientes e a sua equipe se esforçava ao máximo para cumprir.
Gritar
Gritar, além de falta de educação, afeta diretamente a moral das pessoas no ambiente de trabalho e a produtividade. Esta situação faz com que o profissional se sinta intimidado. Dessa maneira, ele evitará procurar o chefe quando há algum problema.
Fonte: Infomoney
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