Para ele, o líder do século 21 é aquele que entende de estratégia e de pessoas. “A responsabilidade do profissional de liderança é entender de estratégia e de gente. Para entender de estratégia precisa conhecer muito do negócio. Entender de pessoas passa por conhecer o que motiva os liderados e tentar alinhar as expectativas deles com os objetivos estratégicos da organização, gerando assim um ambiente motivador produtivo”, afirma Maulepes. É papel do líder estar atento ao desenvolvimento dos colaboradores, ajudando-os a progredirem e proporcionando acesso ao conhecimento e a informação. “Os líderes de fato conhecem e cuidam destes fatores, mas nem todos estão preparados para a função”, alerta.
Liderança com eficiência
Capacidade de liderança é uma fator inato em qualquer ser humano. Todos já nascem com esta habilidade em potencial. “Todos temos a característica liderança impregnada em nosso ser, alguns a apresentam com mais naturalidade e outros precisarão desenvolve-la. Assim, liderar é algo que pode ser aprendido e ensinado”, explica Maulepes.
Para quem deseja desempenhar um bom papel de líder nas organizações, o conselho do consultor é procurar desenvolvimento constante e entender o que é esperado de sua função. Além disso, precisa ser uma pessoa moldável, que goste de aprender e não se prenda a ideias fixas. “O ambiente de trabalho é profundamente impactado pelo humor e pelo estilo de atuação do líder, entenda ele ou não este fenômeno. Estar preparado para assumir o desafio de ser líder é também promover o bem-estar dos liderados para gerar melhores resultados”, conclui Maulepes.
Fonte: Revista Incorporativa