Esse artigo foi escrito pelo nosso amigo Chico Montenegro: empreendedor, blogueiro e amante do marketing
Nem sempre fui uma pessoa dedicado a ser produtiva. Confesso que até hoje em dia, faço de forma consciente, algo fora do contexto somente para atrasar algumas coisinhas e me sentir mais humano. Afinal, é maravilhoso ser produtivo, mas não precisamos exagerar, não é?
Depois de testar muitas técnicas de produtividade e passar bons anos de minha vida buscando ser mais metódico com meus horários e gerindo melhor minha energia, as coisas foram andando de forma natural e eu já não precisava mais forçar “ser produtivo”. Isso aconteceu devido a algo que damos pouca atenção, mas é, em minha visão, o que move as nossas vidas: os hábitos.
Recentemente reuni algumas técnicas que aprendi sobre hábitos, que usei e que vi muitas pessoas utilizando em um eBook Gratuito publicado em meu site, o OlheForadaCaixa.com. Você pode baixar o eBook clicando aqui.
Reunindo estas informações eu fiz uma breve relação de 7 hábitos que as pessoas altamente produtivas que conheci utilizam em suas vidas. Vamos conhecer quais são:
1. Pessoas Altamente Produtivas tem um tempo diário dedicado ao planejamento: conversando com algumas pessoas que conheço e que são focadas diariamente em suas tarefas, percebi que essas pessoas sempre reservam de 5 até 10 minutos, ou de manhã ou a noite, para ajustarem suas agendas, tarefas e reverem suas metas e objetivos.
Confesso que faço isso 2 vezes ao dia. Sempre me pego ajustando minha agenda e tarefas e tenho impresso e colado na frente da minha mesa de trabalho meu planejamento anual.
2. As tarefas de 2 minutos salvam o dia: algo que utilizo de forma rotineira é o que chamo de tarefa de 2 minutos. O conceito é bem simples: se aparece uma tarefa em sua dia e leva menos de 2 minutos para ser feita, faça. Se levar mais tempo, agende um horário ou delegue essa função para outra pessoa.
3. Sabem controlar sua energia: ninguém consegue estar 100% motivado e cheio de energia o tempo todo. As pessoas que são altamente produtivas sabem exatamente em que parte do dia estão com mais energia, motivadas ou criativas e utilizam isso a seu favor. Por exemplo: de manhã eu me sinto mais produtivo em tarefas importantes e que podem travar meu dia, a tarde sempre fico menos criativo e focado e depois das 22h acabo ficando mais motivado a escrever artigos e modelar ideias. Este artigo esta sendo escrito a 1h39 da manhã.
4. Pessoas produtivas sabem quando devem e quando não devem ser multitarefa: eu posso confessar que o conceito de multitarefa, pra mim, é uma furada. Não acredito que possa ser possível realizar 2 ou 3 coisas, de forma correta e com qualidade extrema, ao mesmo tempo. Mas pessoas produtivas sabem, em alguns momentos, unir tarefas. Outro exemplo: neste exato momento em que escrevo este artigo estou ouvindo um podcast sobre disciplina. Os temas são parecidos e assim me agrada ser multitarefa. Mas mesmo assim ainda não gosto do termo…rs
5. Elas usam ferramentas de planejamento que funcionam para seu estilo de vida: uma agenda do Google, aplicativo no celular, Evernote, caderno de anotações e etc… O que não falta são sistemas para planejarmos nosso dia e ficarmos mais produtivos. Mas pessoas que são realmente produtivas usam sistemas que mais gostam e não os da moda.
6. Elas dão aquele tempinho básico: pode até parecer contra-intuitivo, mas pessoas produtivas tem tempo para pausas regulares durante o dia. A maioria das pessoas acredita que para ser produtivo precisam trabalhar sem parar. Na verdade o melhor hábito para ser uma pessoa produtiva é saber focar nas tarefas que trazem resultado. As pausas são importantes para reflexão, eu chamo de “oxigenar o cérebro”.
7. Elas apreciam o que foi feito em vez de ressaltar o que não foi feito: como tudo na vida, olhar para o lado positivo das coisas é sempre melhor do ver a cara feira do lado negativo. Pessoas que são produtivas sabem que no final do dia, para que possam ter uma boa noite de sono e se sentirem realizadas com seu dia, elas olham para o que deu certo durante o dia e não se preocupam muito com o que não deu certo. Foco no positivo, sempre.
Espero que estas 7 dicas possam lhe ajudar a criar hábitos mais produtivos e te faça ficar a cada dia mais próximo dos seus sonhos e objetivos.
Se gostou das dicas, te convidar a conhecer o eBook “Mude Seus Hábitos” que esta disponível em meu site de forma gratuita.
Aproveite e deixe seu comentário aqui sobre o que achou do artigo.
Grande abraço,
Chico Montenegro
Empreendedor, Coach, Palestrante e fundador do OlheForadaCaixa.com
–
Obs.: Créditos da imagem de produtividade Shutterstock
The post Os 7 hábitos de pessoas altamente produtivas appeared first onSaia do Lugar.
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Rearp: veja condições e como aderir ao novo programa que permite atualizar valores de bens com imposto reduzido
REARP: programa permite atualizar BENS com tributação reduzida e regras específicas em 2026 O REARP é um regime que permite atualizar o valor de determinados
Todo ano, a mesma dúvida: onde encontrar o informe de rendimentos do INSS?
Informe de rendimentos do INSS: onde emitir o documento para o Imposto de Renda Com a aproximação do período de entrega do Imposto de Renda,
6 segredos do sucesso, na visão de grandes líderes do varejo
Grandes líderes do varejo mundial, reunidos no NRF Retail’s Big Show (evento realizado em Nova Iorque entre 11 e 13 de janeiro), compartilharam práticas que
Reforma tributária altera ambiente, mas não vilaniza holding familiar
Reforma tributária e HOLDING familiar: o ambiente muda, mas a estrutura não vira “vilã” Contexto O início da reforma tributária tem gerado dúvidas e levado
Limites constitucionais, contábeis e tributários da base de cálculo do ITCMD
ITCMD e quotas de holding: os limites do “valuation” fiscal e a discussão sobre GOODWILL Contexto Com as mudanças trazidas pela LC 227/2026, a base