Esse artigo foi escrito pelo nosso amigo Chico Montenegro: empreendedor, blogueiro e amante do marketing
Nem sempre fui uma pessoa dedicado a ser produtiva. Confesso que até hoje em dia, faço de forma consciente, algo fora do contexto somente para atrasar algumas coisinhas e me sentir mais humano. Afinal, é maravilhoso ser produtivo, mas não precisamos exagerar, não é?
Depois de testar muitas técnicas de produtividade e passar bons anos de minha vida buscando ser mais metódico com meus horários e gerindo melhor minha energia, as coisas foram andando de forma natural e eu já não precisava mais forçar “ser produtivo”. Isso aconteceu devido a algo que damos pouca atenção, mas é, em minha visão, o que move as nossas vidas: os hábitos.
Recentemente reuni algumas técnicas que aprendi sobre hábitos, que usei e que vi muitas pessoas utilizando em um eBook Gratuito publicado em meu site, o OlheForadaCaixa.com. Você pode baixar o eBook clicando aqui.
Reunindo estas informações eu fiz uma breve relação de 7 hábitos que as pessoas altamente produtivas que conheci utilizam em suas vidas. Vamos conhecer quais são:
1. Pessoas Altamente Produtivas tem um tempo diário dedicado ao planejamento: conversando com algumas pessoas que conheço e que são focadas diariamente em suas tarefas, percebi que essas pessoas sempre reservam de 5 até 10 minutos, ou de manhã ou a noite, para ajustarem suas agendas, tarefas e reverem suas metas e objetivos.
Confesso que faço isso 2 vezes ao dia. Sempre me pego ajustando minha agenda e tarefas e tenho impresso e colado na frente da minha mesa de trabalho meu planejamento anual.
2. As tarefas de 2 minutos salvam o dia: algo que utilizo de forma rotineira é o que chamo de tarefa de 2 minutos. O conceito é bem simples: se aparece uma tarefa em sua dia e leva menos de 2 minutos para ser feita, faça. Se levar mais tempo, agende um horário ou delegue essa função para outra pessoa.
3. Sabem controlar sua energia: ninguém consegue estar 100% motivado e cheio de energia o tempo todo. As pessoas que são altamente produtivas sabem exatamente em que parte do dia estão com mais energia, motivadas ou criativas e utilizam isso a seu favor. Por exemplo: de manhã eu me sinto mais produtivo em tarefas importantes e que podem travar meu dia, a tarde sempre fico menos criativo e focado e depois das 22h acabo ficando mais motivado a escrever artigos e modelar ideias. Este artigo esta sendo escrito a 1h39 da manhã.
4. Pessoas produtivas sabem quando devem e quando não devem ser multitarefa: eu posso confessar que o conceito de multitarefa, pra mim, é uma furada. Não acredito que possa ser possível realizar 2 ou 3 coisas, de forma correta e com qualidade extrema, ao mesmo tempo. Mas pessoas produtivas sabem, em alguns momentos, unir tarefas. Outro exemplo: neste exato momento em que escrevo este artigo estou ouvindo um podcast sobre disciplina. Os temas são parecidos e assim me agrada ser multitarefa. Mas mesmo assim ainda não gosto do termo…rs
5. Elas usam ferramentas de planejamento que funcionam para seu estilo de vida: uma agenda do Google, aplicativo no celular, Evernote, caderno de anotações e etc… O que não falta são sistemas para planejarmos nosso dia e ficarmos mais produtivos. Mas pessoas que são realmente produtivas usam sistemas que mais gostam e não os da moda.
6. Elas dão aquele tempinho básico: pode até parecer contra-intuitivo, mas pessoas produtivas tem tempo para pausas regulares durante o dia. A maioria das pessoas acredita que para ser produtivo precisam trabalhar sem parar. Na verdade o melhor hábito para ser uma pessoa produtiva é saber focar nas tarefas que trazem resultado. As pausas são importantes para reflexão, eu chamo de “oxigenar o cérebro”.
7. Elas apreciam o que foi feito em vez de ressaltar o que não foi feito: como tudo na vida, olhar para o lado positivo das coisas é sempre melhor do ver a cara feira do lado negativo. Pessoas que são produtivas sabem que no final do dia, para que possam ter uma boa noite de sono e se sentirem realizadas com seu dia, elas olham para o que deu certo durante o dia e não se preocupam muito com o que não deu certo. Foco no positivo, sempre.
Espero que estas 7 dicas possam lhe ajudar a criar hábitos mais produtivos e te faça ficar a cada dia mais próximo dos seus sonhos e objetivos.
Se gostou das dicas, te convidar a conhecer o eBook “Mude Seus Hábitos” que esta disponível em meu site de forma gratuita.
Aproveite e deixe seu comentário aqui sobre o que achou do artigo.
Grande abraço,
Chico Montenegro
Empreendedor, Coach, Palestrante e fundador do OlheForadaCaixa.com
–
Obs.: Créditos da imagem de produtividade Shutterstock
The post Os 7 hábitos de pessoas altamente produtivas appeared first onSaia do Lugar.
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Simon Sinek: o poder do “porquê” e a essência da liderança inspiradora
Simon Sinek, renomado autor e palestrante, enfatiza a importância de líderes e organizações iniciarem suas ações pelo “porquê”—seu propósito ou crença fundamental—antes de abordar o
4 erros cometidos no trabalho que são crimes e podem levar a prisão
No ambiente de trabalho, certos comportamentos podem configurar crimes e resultar em penalidades severas, incluindo prisão. Destacam-se quatro infrações comuns: Desvio de mercadorias da empresa:
6 dicas para ser efetivado no emprego temporário
O emprego temporário é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e, possivelmente, conquistar uma posição permanente. Para aumentar suas chances de efetivação,
Registro de marca: Proteja seu negócio e garanta exclusividade no mercado
O registro de marca é fundamental para proteger a identidade e a exclusividade de um negócio no mercado. Muitos empresários acreditam que o registro na
STJ estabelece parâmetros para definição de vínculo em caso de terceirização ilícita
Em 22 de outubro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão no Recurso Especial nº 1.652.347/SC, estabelecendo parâmetros para identificar vínculos empregatícios