Perguntas como esta são frequentes em entrevistas; mais importante do que a escolha do bicho é a argumentação dada para justificar a escolha
Os processos de seleção costumam esconder algumas pegadinhas para os candidatos. Uma delas é a clássica pergunta: “Se você fosse um bicho, qual seria e por quê?”. Nestas situações, você sabe qual é a melhor resposta?Esse tipo de pergunta está cada vez mais frequente e visa tirar o profissional de sua zona de conforto para ajudar o entrevistador a traçar o seu perfil. Por isso, é bom ter em mente que mais importante do que a escolha do bicho em si, é a argumentação que será dada para justificar a razão de aquele animal o representar.
Entretanto, para preparar a justificativa ideal que sustente sua escolha de maneira atrativa para o recrutador, é preciso entender os lados positivo e negativo do animal escolhido. Afinal, seus defeitos também poderão ser questionados no momento da dinâmica.
Veja a seguir os pontos fortes e fracos mais comuns dos principais animais e as possíveis contra-argumentações que podem ser feitas pelo entrevistador, segundo a psicóloga e supervisora de consultoria ao candidato e à carreira da Catho, Larissa Meiglin, e prepare-se para ter uma resposta bem embasada na ponta da língua.
Leão, tigre, onça ou outro grande felino
+ Liderança, coragem e autoconfiança
– Impõe suas ideias e não aceita ser liderado
Contra-argumentação: Como você agiria se tivesse que ser liderado e acatar o ponto de vista de outro profissional que você considera estar abaixo de você?
Dica para resposta: Esclareça que você tenta equilibrar seus pontos positivos com a capacidade de trabalhar bem em equipe, discutindo harmoniosamente e entendendo o ponto de vista dos outros colaboradores.
Águia, falcão, gavião ou outra grande ave
+ Força, independência, adaptabilidade e foco
– Quer ser livre e tem dificuldade em seguir regras
Contra-argumentação: Como você agiria dentro de uma empresa que possui um conjunto de regras claras e que devem ser seguidas?
Dica para resposta: Mostre que você busca compreender os valores e as premissas da empresa e quais são seus limites dentro dela, criando estratégias de atuação.
Cachorro
+ Inteligência, perseverança e trabalho em equipe
– Dificuldade de liderança e obediência demasiada
Contra-argumentação: Como você agiria em uma situação onde tivesse que tomar a liderança de um projeto e delegar atividades para outros?
Dica para resposta: Esclareça que você tenta trabalhar a capacidade de liderar delegando tarefas, buscando sempre explanar suas opiniões e ouvir e considerar, de forma equilibrada, a de seus colegas.
Cavalo
+ Inteligência e perseverança
– Segue ordens cegamente e não se importa em ter mais trabalho que os outros
Contra-argumentação: Como você agiria em uma situação onde tivesse que dar ordens e sobrecarregar outro membro da equipe para que o resultado seja atingido?
Dica para resposta: Demonstre que, como sabe o que é carregar um fardo, também é capaz de delegar tarefas de forma mais assertiva e justa.
Gato
+ Inteligência, flexibilidade e persuasão
– Deseja atenção e tem dificuldade em ser cordial
Contra-argumentação: Como você lida com esses pontos negativos em seu perfil profissional?
Dica para resposta: Explique sua capacidade de canalizar o primeiro ponto negativo em momentos que ele se faz necessário, como apresentações de treinamento ou vendas. Mostre cordialidade e cite momentos da carreira que demonstrem o quanto você se dá bem com colegas de trabalho.
Abelha ou formiga
+ Resistência, trabalho em equipe e agilidade
– Pode ser ríspido e tem dois extremos: submisso ou autoritário
Contra-argumentação: Como você lida com colegas de trabalho e superiores que lhe causam o desejo de dar uma ferroada?
Dica para resposta: Destaque que não tem problemas de relacionamento e nem é autoritário, apenas tem perfil de líder e, se for o caso, que não é submisso, mas disciplinado.
Tartaruga
+ Resistência, perseverança e adaptabilidade
– Lentidão
Contra-argumentação: Este animal tem como característica ser lento e preguiçoso. Como você lida com esses pontos em seu perfil profissional?
Dica para resposta: Destaque que sua principal característica não é a lentidão, e sim a calma, e que isto lhe permite atuar com precisão em suas tarefas.
Cobra
+ Inovação, foco e adaptabilidade
– Traiçoeiro
Contra-argumentação: Este animal tem como característica ser venenoso e traiçoeiro. Como você lida com esses pontos em seu perfil profissional?
Dica para resposta: Esclareça que usa o ponto negativo de forma positiva, como, por exemplo, sempre surpreendendo meus colegas de trabalho.
Lembre-se: as dicas são válidas se elas forem condizentes com o seu perfil profissional. Se você não tem os pontos negativos questionados pelo recrutador, esclareça isso e ressalte seus pontos positivos, citando, se possível, momentos da sua carreira que sustentem seus argumentos.
Fonte: www.catho.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta
Imposto de Renda 2025: declaração pré-preenchida começa só em 1º de abril
A Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará disponível para os contribuintes apenas a partir de 1º de abril.
Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome
Receita Federal alerta para golpe por correspondência utilizando seu nome indevidamente A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que voltou a ser praticado,
O que muda no trabalho aos domingos e feriados a partir de julho?
A partir de 1º de julho de 2025, entram em vigor mudanças significativas nas normas que regulamentam o trabalho aos domingos e feriados no Brasil.
Projeto de Lei 1.085/25 propõe tributação de lucros e dividendos
O Projeto de Lei 1.085/25, atualmente em tramitação, propõe alterações significativas no artigo 10 da Lei 9.249/95, visando implementar a tributação sobre lucros e dividendos