As pessoas simplesmente adoram quando os líderes as ouvem!
Sinceramente, quem não gosta de um bom ouvinte? Para além disso, há também benefícios práticos da boa escuta de líderes.
Líderes que ouvem bem podem identificar problemas emergentes mais rapidamente, têm mais acesso sobre quais soluções serão mais eficazes e conseguem ter uma noção mais realista das forças e fraquezas do seu time.
COMO SABER SE VOCÊ É UM BOM OUVINTE?
Bons ouvintes conseguem estar presentes enquanto ouvem, sabem dominar e direcionar sua atenção. Guardam seus telefones e reduzem outras distrações.
Eles “ouvem com os olhos”, não apenas com os ouvidos. Não procuram algo ‘mais interessante’ enquanto o outro fala. Muito pelo contrário.
Um ouvinte totalmente presente faz você sentir que você é a pessoa mais importante do mundo naquele momento.
Faz você se sentir interessante, só pelo fato dele estar interessado. Eles são dotados com o privilégio da dúvida. São abertos. Abertura é sobre acolher novas ideias, perspectivas e abordagens.
E não se preocupe, permanecer aberto não significa que você abandonará seu ponto de vista. Abertura é sobre encontrar um equilíbrio fino entre manter nossa própria perspectiva e estar profundamente permeável aos outros.
Ganhar uma perspectiva nova mesmo que alguém não mude completamente de visão, é obviamente essencial para líderes.
É preciso estar aberto a ouvir novas ideias, pensamentos e construtos para que possamos inovar, adaptar e prosperar.
POR QUE IMPORTA?
Trabalhe não apenas para falar bem mas para ouvir bem. Se tornar um bom ouvinte, que faz perguntas que fomentam o diálogo, ao invés de encerrá-lo não é apenas uma tática superficial ou um comportamento estratégico. O interesse proveniente da empatia é, por definição, genuíno.