E qual seria a solução para a empresa A? Planejar antecipadamente o plantio de suas árvores, de acordo com a velocidade que as consome, de forma que o surgimento de novas árvores seja mais veloz do que sua retirada.
Agora, pensando nas empresas como pessoas jurídicas, que se utilizam de recursos, tanto os naturais, quanto os financeiros, entre outros, podemos traçar um paralelo e pensar: Além de ser ambientalmente sustentável, como ser financeiramente sustentável?
Sendo a matemática uma ciência e exata e utilizando-se do exemplo da empresa A acima, podemos dar uma resposta semelhante: Planejar antecipadamente a entrada dos seus recursos financeiros, de acordo com a velocidade que os utiliza, de forma que a entrada dos recursos seja mais veloz do que sua saída.
Mas uma questão pode surgir: A entrada dos recursos não é de total controle da empresa como o plantio de árvores poderia ser. Isso é uma realidade que não pode ser ignorada, mas que não impede de se manter a sustentabilidade financeira. Para a diminuição desse fator de risco, devemos, utilizar as ferramentas que nos permitem fazer algumas previsões, como, histórico do mesmo período do ano anterior, histórico dos últimos meses, sazonalidade do ramo de atuação, etc, e fazermos a inversão da fórmula acima, onde, ao invés de se planejar a entrada de acordo com a saída, planejamos as saídas de acordo com as entradas.
Portanto a sustentabilidade financeira empresarial, não se dará com base na quantidade de recursos que sua empresa terá à disposição, mas sim, com base na maneira de como os utilizará, não permitindo que a sua retirada seja maior do que a entrada, pois, se isso ocorrer, ainda que sua empresa tenha muitas árvores a disposição, em algum momento elas acabarão e não haverá tempo para esperar o surgimento de outras. Sua empresa estará em um ciclo finito e não em um ciclo sustentável.
Fonte: Administradores.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta
Imposto de Renda 2025: declaração pré-preenchida começa só em 1º de abril
A Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará disponível para os contribuintes apenas a partir de 1º de abril.
Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome
Receita Federal alerta para golpe por correspondência utilizando seu nome indevidamente A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que voltou a ser praticado,
O que muda no trabalho aos domingos e feriados a partir de julho?
A partir de 1º de julho de 2025, entram em vigor mudanças significativas nas normas que regulamentam o trabalho aos domingos e feriados no Brasil.
Projeto de Lei 1.085/25 propõe tributação de lucros e dividendos
O Projeto de Lei 1.085/25, atualmente em tramitação, propõe alterações significativas no artigo 10 da Lei 9.249/95, visando implementar a tributação sobre lucros e dividendos