A jurisprudência do TST prevê a remuneração em dobro do repouso semanal nesse caso.
A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou as Lojas Renner S. A. a pagar a uma operadora de caixa, em dobro, os repousos semanais remunerados (RSR) concedidos somente após sete dias consecutivos de trabalho. A decisão segue a jurisprudência do TST, segundo a qual a concessão de folga nessas condições viola o artigo 7º, inciso XV, da Constituição da República, que lista como direito dos trabalhadores o repouso “preferencialmente aos domingos”.
Folga
Na reclamação trabalhista, a empregada afirmou que, entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2014, a loja descumpriu a jornada de seis dias de trabalho por um de descanso. Em determinado período, disse que havia trabalhado por oito dias sem folga.
O juízo da 5ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo (SP) julgou improcedente o pedido da empregada por constatar que a Renner concedia folgas compensatórias dentro da mesma semana de trabalho, apesar de ter sido demonstrada a prestação de serviços por até oito dias consecutivos. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região manteve a sentença, com o entendimento de que apenas o trabalho prestado em domingos e feriados não compensados justificaria o pagamento em dobro.
TST
O relator do recurso de revista da operadora de caixa, ministro Alexandre Luiz Ramos, assinalou ser pacífico o entendimento do TST de que a concessão do repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho implica o seu pagamento em dobro. “Nesse sentido é o teor da Orientação Jurisprudencial 410 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais”, afirmou.
A decisão foi unânime.
(GS/CF)
Processo: RR-1000668-13.2015.5.02.0465
Fonte: www.tst.jus.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
IRPF 2025: Novidades e Prazos
A Receita Federal anunciou as diretrizes para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, trazendo algumas alterações significativas. Principais mudanças: Declaração pré-preenchida:
Como a Receita Federal usa IA para detectar sonegação de impostos
A Receita Federal implementou o uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a detecção de fraudes e irregularidades fiscais. Desenvolvida internamente por auditores fiscais e
Reforma tributária para médicos: Como a redução de 60% na alíquota impacta a sua tributação?
A recente reforma tributária no Brasil trouxe mudanças significativas para diversos setores, incluindo o de serviços médicos. Uma das principais alterações foi a substituição de
Entenda novas regras para aumentar segurança no uso do PIX
A partir de janeiro de 2025, a Receita Federal implementou novas medidas para reforçar a segurança nas transações realizadas via Pix e cartões de crédito.
A sabedoria popular aplicada ao sucesso empresarial
Os ditados populares, transmitidos de geração em geração, oferecem lições valiosas que podem ser aplicadas no mundo dos negócios, auxiliando na gestão, estratégia e tomada