Parece impossível, mas não é.
Há dois anos atrás, escrevi um artigo que mostra como as pessoas estão resolvendo estas questões: Estão voltando a uma espécie de feudalismo. Leia aqui.
Cada vez mais procuramos informações precisas, verdadeiras, de fontes confiáveis. Isto nos faz estarmos sempre próximos das mesmas fontes de informação. Temos bilhões de páginas para acessar, mas vamos sempre nas mesmas para ler o jornal, notícias, pesquisar sobre a vida alheia ou conversar com os amigos.
Fazemos isto por comodismo, mas também por confiança na informação. Se um site destes de notícias publicar uma notícia falsa, daqui a pouco estamos dizendo que esta notícia falsa é verdadeira. Foi o que aconteceu com o calaabocagalvao, hashtag utilizada na copa de 2010 que gerou uma notícia falsa de um pássaro chamado Galvão que estaria em extinção. Esta notícia foi dada como verdadeira, pois circulou pela internet e estava nos trending topics do twitter. Leia aqui.
Em bom português: Se muita gente mentir junta na internet, a mentira pode ser verdadeira.
Agora, como fazer para gerenciar tanta informação?
Utilizando o bom senso, não acreditando em tudo que se lê, e principalmente, raciocinando aquilo que está sendo lido. Até provar que fucinho de porco é tomada, primeiro acredite na tomada e não ponha a mão ali.
Também é fundamental gerenciar tempo. Muitas pessoas passam horas e horas fazendo pesquisas pela internet, porque não conseguem achar aquilo que estão procurando. São muitas páginas, muita informação para ser analisada e processada.
O que fazer?
Mais ou menos como nos feudos: Buscar fontes confiáveis e pesquisar primeiro nelas. Criticar a informação que é lida pelo teu senso crítico e verdade interna e depois, se passar por todos estes crivos, divulgar ou utilizar a informação. Sair publicando algo somente porque achou bonitinho, não dá credibilidade.
O mesmo vale para assuntos polêmicos. Cuidado com o que é dito. A sua marca está em jogo.
Gerenciar informação é o grande desafio da atualidade. Seja para filtrar o que se está procurando, seja para publicar algo.
Pense nisto antes de publicar ou absorver algo como verdade.
Fonte: Administradores.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Planejamento Financeiro: Uma Ferramenta Indispensável para a Sobrevivência das Empresas
A saúde financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, uma estatística alarmante revela que cerca de 60% dos
Erros no preenchimento de notas fiscais atrapalham pequenos negócios
Erros no preenchimento de notas fiscais são comuns entre pequenos empreendedores e podem resultar em penalidades e prejuízos financeiros. De acordo com pesquisa da consultoria
Receita lança a ferramenta Proteção do CPF, destinada a proteger dados do cidadão em todo o país
A Receita Federal lançou a ferramenta gratuita “Proteção do CPF”, que permite aos cidadãos impedir o uso indevido de seus CPFs na composição societária de
Cerca de 60% dos pequenos empreendedores não planejam o futuro da sua empresa, diz Sebrae
Um estudo recente do Sebrae revelou que aproximadamente 60% dos pequenos empreendedores brasileiros não realizam planejamento financeiro para o futuro de suas empresas. Essa falta
Trabalhador pode ter dois empregos de carteira assinada? Veja o que diz a legislação brasileira
A legislação trabalhista brasileira permite que um profissional possua dois empregos com carteira assinada, desde que sejam observadas algumas regras essenciais. É fundamental que as