Parece impossível, mas não é.
Há dois anos atrás, escrevi um artigo que mostra como as pessoas estão resolvendo estas questões: Estão voltando a uma espécie de feudalismo. Leia aqui.
Cada vez mais procuramos informações precisas, verdadeiras, de fontes confiáveis. Isto nos faz estarmos sempre próximos das mesmas fontes de informação. Temos bilhões de páginas para acessar, mas vamos sempre nas mesmas para ler o jornal, notícias, pesquisar sobre a vida alheia ou conversar com os amigos.
Fazemos isto por comodismo, mas também por confiança na informação. Se um site destes de notícias publicar uma notícia falsa, daqui a pouco estamos dizendo que esta notícia falsa é verdadeira. Foi o que aconteceu com o calaabocagalvao, hashtag utilizada na copa de 2010 que gerou uma notícia falsa de um pássaro chamado Galvão que estaria em extinção. Esta notícia foi dada como verdadeira, pois circulou pela internet e estava nos trending topics do twitter. Leia aqui.
Em bom português: Se muita gente mentir junta na internet, a mentira pode ser verdadeira.
Agora, como fazer para gerenciar tanta informação?
Utilizando o bom senso, não acreditando em tudo que se lê, e principalmente, raciocinando aquilo que está sendo lido. Até provar que fucinho de porco é tomada, primeiro acredite na tomada e não ponha a mão ali.
Também é fundamental gerenciar tempo. Muitas pessoas passam horas e horas fazendo pesquisas pela internet, porque não conseguem achar aquilo que estão procurando. São muitas páginas, muita informação para ser analisada e processada.
O que fazer?
Mais ou menos como nos feudos: Buscar fontes confiáveis e pesquisar primeiro nelas. Criticar a informação que é lida pelo teu senso crítico e verdade interna e depois, se passar por todos estes crivos, divulgar ou utilizar a informação. Sair publicando algo somente porque achou bonitinho, não dá credibilidade.
O mesmo vale para assuntos polêmicos. Cuidado com o que é dito. A sua marca está em jogo.
Gerenciar informação é o grande desafio da atualidade. Seja para filtrar o que se está procurando, seja para publicar algo.
Pense nisto antes de publicar ou absorver algo como verdade.
Fonte: Administradores.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Simon Sinek: o poder do “porquê” e a essência da liderança inspiradora
Simon Sinek, renomado autor e palestrante, enfatiza a importância de líderes e organizações iniciarem suas ações pelo “porquê”—seu propósito ou crença fundamental—antes de abordar o
4 erros cometidos no trabalho que são crimes e podem levar a prisão
No ambiente de trabalho, certos comportamentos podem configurar crimes e resultar em penalidades severas, incluindo prisão. Destacam-se quatro infrações comuns: Desvio de mercadorias da empresa:
6 dicas para ser efetivado no emprego temporário
O emprego temporário é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e, possivelmente, conquistar uma posição permanente. Para aumentar suas chances de efetivação,
Registro de marca: Proteja seu negócio e garanta exclusividade no mercado
O registro de marca é fundamental para proteger a identidade e a exclusividade de um negócio no mercado. Muitos empresários acreditam que o registro na
STJ estabelece parâmetros para definição de vínculo em caso de terceirização ilícita
Em 22 de outubro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão no Recurso Especial nº 1.652.347/SC, estabelecendo parâmetros para identificar vínculos empregatícios