IRPF – O PRAZO ESTÁ ACABANDO! NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA SEMANA!

Compartilhe nas redes!

A Receita Federal adiou a data para o envio do Imposto de Renda (IR), passando do dia 29 de abril para o dia 31 de maio, porém o indicado é que o envio do IR seja feito o quanto antes, pois o portal da Receita costuma apresentar instabilidade devido a quantidade de acessos, e isso pode prejudicar quem está tentando fazer a declaração.

Como declarar o IR?


O primeiro passo para declarar é baixar o programa da Receita Federal, que todos os anos disponibiliza uma nova versão, na hora da instalação é preciso atenção quanto a versão que está sendo instalada, pois precisa ser compatível com o sistema operacional do computador. Depois , baixe a declaração do ano anterior, isso facilitará o preenchimento das informações, para solicitar uma cópia basta ir na aba “transmitidas” do programa de IR 2021.


Para informar a renda de 2022 é preciso ter em mão alguns documentos, como: Cadastro de Pessoa Física(CPF), título de eleitor, comprovante de residência, e dados sobre a ocupação profissional, lembrando que se a declaração foi feita com conjunto, os dados do cônjuge serão necessários. Em casos onde a pessoa possui dependentes ou alimentandos é preciso informar o CPF de cada um, as crianças nascidas a partir de 2017 possuem seu CPF já no registro de nascimento, já as que possuem data de nascimento anterior precisam solicitar no site da Receita Federal, em algum cartório de registro civil, agência do Banco do Brasil ou Caixa, e Correios.

Informe de Rendimentos

O Informe de Rendimento é solicitado no RH da empresa onde possui ou possuía vínculo, no INSS, nos bancos e corretoras de valores (quando possui investimentos).
No informe é possível encontrar quanto a pessoa recebeu de salário, quanto pagou de imposto retido na fonte, e INSS. Para quem já se aposentou, ou recebe pensão, o informe pode ser solicitado no INSS, disponível no site da Previdência Social desde fevereiro. Já os bancos e corretoras de valores costumam disponibilizar o documento pelo site e aplicativo.


Despesas


Despesas com médicos, exames, consultas, dentistas, plano de saúde, internações costumam ser deduzidas de forma integral no Imposto de Renda, mas não se esqueça de organizar as notas e guardar por cinco anos, caso a Receita solicite comprovação das informações. Além das despesas com saúde, as feitas em educação também podem ser deduzidas, mensalidade com creches, pré-escola, colégio de ensino fundamental e médio, curso superior, pós-graduação e curso técnico, todas essas podem ser aproveitadas para a declaração do IR.


Compra e venda de imóvel e veículo precisa ser informado, constando a forma de pagamento (à vista, parcelado ou financiado) e CPF de quem comprou/vendeu. Em caso de lucro com a venda do bem, é preciso preencher o Programa de Ganhos de Capital referente ao ano anterior, nesse caso o GCAP 2021, que está disponível no site da Receita Federal.


Autônomos


Para os autônomos e para quem possui outras fontes de renda (aluguel, pensão alimentícia) é preciso recolher mensalmente o Carnê-Leão, que é uma espécie de IR antecipado do ano seguinte. Você pode encontrar o Carnê no site da Receita.

Autor Bruna Bitencourt

Fonte: canalconsultapublica.com.br

Classifique nosso post [type]

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Relator afirmou que o STJ entende que ‘é possível a…
Cresta Posts Box by CP