O mercado vem evoluindo dia a dia em todos os sentidos, empresas devem se reinventar a cada amanhecer, pois do contrário ficarão para trás, isso podemos dizer de maneira positiva, pois muitas poderão deixar de existir.
Não é drama é realidade, buscar mecanismos novos de gestão, realizar a gestão empresarial, tirar o foco exclusivamente do faturamento, administrar a empresa como um todo, conhecer detalhadamente os custos sejam eles fixos ou variáveis, mas o importante, no total.
Anda existem muitas empresas que definem seus preços de vendas baseadas no fator Mark-up, essa técnica muito útil deve ser utilizada quando não há qualquer controle a nível de resultados por parte da “gestão”, diante disso define-se um fator que multiplicado o custo do produto será suficiente para cobrir toda a estrutura da empresa.
Está correto?
Conceitualmente sim, porém, o mercado cada vez mais competitivo requer preços cada vez menores, ai se o produto for uma commodities esse mecanismo deve ser deixado de lado e ai entra a questão Margem de Contribuição.
Margem de Contribuição nada mais é que o resultado do preço de venda deduzindo os impostos somados a custos e despesas variáveis, com isso chegamos ao resultado da Margem de Contribuição, que é montante que irá contribuir para absorver os custos fixos da empresa, que também são de extrema importância serem devidamente controlados.
Com base na Margem de Contribuição é possível facilmente definir o valor a ser trabalhado em vendas e o limite para concessão de descontos, visto que com os números sob controle é possível saber se de fato vamos ou não estra ganhando na operação e quanto vamos ganhar.
Empresas hoje que não utilizam essa ferramenta, podem ate conseguir vender seus produtos, porém, podem no consolidado estar “amargando” sérios prejuízos.
Cada empresa tem suas particularidades, um estudo especifico deve ser realizado para definirmos a estratégia adequada a empresa.
Dessa vez digo: “Vale pensar e definir de forma rápida como agir.”
Fonte: contabeis.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Além do ChatGPT: 4 ferramentas essenciais para explorar na era da IA
Na era da inteligência artificial, além do ChatGPT, existem outras ferramentas essenciais que ampliam as possibilidades de uso da IA. Entre elas, destacam-se soluções que
Inventário extrajudicial: mais simples e mais barato, modelo é opção para herdeiros
O inventário extrajudicial é uma opção mais simples e econômica para herdeiros que desejam dividir bens após a morte de um ente querido. Esse modelo,
ITCMD: distribuição desproporcional de dividendos não é doação
O ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) não se aplica à distribuição desproporcional de dividendos entre sócios, conforme recente interpretação. Essa prática não
O que é IVA e por que o Brasil está adotando este modelo?
O Brasil está adotando o modelo de IVA (Imposto sobre Valor Agregado) como parte da reforma tributária, unificando cinco tributos em dois: CBS e IBS.
Seguro-Desemprego: o que pode levar à perda do benefício e como evitar suspensões
O seguro-desemprego pode ser suspenso ou perdido por várias razões, incluindo a obtenção de renda de outra fonte, seja formal ou informal, enquanto o benefício