Pode-se dizer que vendas e propaganda são apenas a linha de frente do marketing. São apenas duas das várias ferramentas, e normalmente não as mais importantes. Segundo Kotler (1999, pg. 3), “Hoje em dia, o marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender – (dizer e vender) – mas também de satisfazer as necessidades do cliente”. Pode-se dizer então que marketing é um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para atingir o mercado.
Dentre as várias definições de marketing, Las Casas (2001, pg. 26) cita que “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”. Se olharmos no dicionário Michaelis encontraremos: “Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor”.
Entende-se então que o marketing não se preocupa apenas com a divulgação ou vendas, mas sim com todo o processo de desenvolvimento do produto, entrega ao consumidor final, impacto no ambiente e na sociedade. O marketing interliga todos os departamentos de uma empresa, desde a compra da matéria prima, o desenvolvimento, a venda, a satisfação e o pós-vendas. Como diria Peter Drucker: “O objetivo do Marketing é tornar a venda supérflua”. Para Drucker (Kotler 2000, pg.30) a meta do Marketing é “conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”.
Além de vários conceitos de seu significado, o marketing possui também suas filosofias que de uma maneira ou outra interferem diretamente no seu produto, na sua demanda, no seu lucro e também no seu consumidor. Conforme Kotler (1999, pg. 10) “Há cinco conceitos alternativos, de acordo com os quais as organizações conduzem suas atividades de marketing: conceitos de produção, produto, venda, marketing e marketing social”. Todos estes conceitos são utilizados atualmente como veremos a seguir.
Conceito de Produção
Este conceito é um dos mais antigos, ele sustenta que os consumidores têm preferência por produtos acessíveis e baratos. Este conceito é útil quando a demanda excede a oferta ou quando o custo do produto é muito alto e é preciso aumentar a produtividade para diminuir seu custo.
Conceito de Produto
Este conceito defende que os consumidores preferem produtos de alta qualidade e inovadores. O conceito de produto muitas vezes leva à “miopia de marketing”. Por exemplo, os produtores de estradas de ferro imaginavam que seus clientes queriam seus trens, e não meios de transporte. Porém subestimaram o auto crescimento da indústria de aviões, automóveis, ônibus, etc.
Conceito de Venda
Este se concentra em desenvolver negociações de vendas, e não em construir relacionamentos lucrativos em longo prazo com os clientes. Segue o pensamento que os clientes convencidos a comprarem seu produto gostarão dele. E também os que se desapontaram esquecerão e comprarão novamente.
Conceito de Marketing
O foco é atingir um público alvo e determinar suas necessidades e desejos, proporcionando a satisfação desejada de forma mais eficiente que a concorrência e transformando isto em meta organizacional.
Conceito de Marketing Social
Este é o mais recente. É relacionado ao lado ambiental, escassez de recursos naturais, etc. Sustenta que a organização deve determinar as necessidades e interesses do público alvo e oferecer aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar dos clientes e da sociedade em geral. Protege o bem estar a longo prazo.
O profissional de marketing deve estar sempre atualizado em um ambiente dinâmico e global, transformando estas atualizações para sua realidade. O mercado exige inovações objetivas e práticas, pois as estratégias de sucessos de ontem podem estar ultrapassadas hoje. Peter Drucker observou tempos atrás que (Kotler 2009, pg.13) “a fórmula do sucesso da década passada de uma empresa provavelmente será um desastre na década seguinte”. Quais serão os desafios do marketing amanhã?
Fonte: Administradores.com.br
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