Ransomware é vírus com mecanismo baseado em extorsão digital e trata-se de um golpe que vem crescendo muito nos últimos 2 anos, pois os criminosos digitais criptografam os dados da vítima e depois exigem altos valores para resgate. Seus arquivos (imagens, documentos, planilhas, pdf, aplicativos dentre outros) ficam inacessíveis após a contaminação e você não podem mais acessar nada! Tal contaminação já gerou milhões de dólares de prejuízo no mundo todo, onde empresas chegam a fechar por não ter mais acesso a seus dados.
O Brasil é o segundo país com mais incidências dessa modalidade de vírus sequestrador.
Devo pagar pelos meus dados?
Como usuários e empresas valorizam suas informações, muitos estão dispostos a pagar para obtê-los de volta. Não recomendamos o pagamento, pois pagar o resgate não vai garantir que seus dados serão decodificados, pois muitos oferecem falsas soluções, agravando o problema em questão.
E o Antivírus?
Nem todos os antivírus mesmo estando atualizados, muito menos os gratuitos têm sido suficientes para barrar tal vírus. Poucos no mercado possuem o recurso que tenta evitar a criptografia dos dados, porém mesmo no caso de clientes que possuem soluções pagas, indicamos extremo cuidado com anexos de e-mails conhecidos ou não. Além disso, outras práticas são necessárias serem adotadas, pois a melhor solução até o momento tem sido evitar tal praga virtual.
Práticas Recomendadas
Garanta que seus colaboradores tenham conhecimento sobre as possíveis causas de contaminação. A prevenção do usuário pode minimizar em até 70% os riscos de contaminação.
Fonte: Sindilojas.Sp