Um aplicativo para celulares do Governo do Estado de São Paulo facilita a consulta ao Atestado de Antecedentes Criminais, documento que certifica se a pessoa tem alguma restrição na Justiça. Para fazer a consulta, basta procurar na loja de aplicativos do celular o ‘SP Serviços’, que reúne vários serviços eletrônicos estaduais.
O Atestado de Antecedentes Criminais, documento exigido em processos de contratação profissional ou para visita a presídios, certifica se a pessoa tem a ficha limpa, isto é, se não tem nenhuma restrição judicial. O documento também pode ser consultado e impresso pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou nos totens de autosserviço do Poupatempo, instalados nos 19 maiores postos do programa no Estado de São Paulo (confira a lista abaixo).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, as unidades prisionais do Estado aceitam os modelos de Atestado de Antecedentes Criminais impressos na folha amarela das máquinas de autosserviços do Poupatempo ou na folha branca do modelo digital emitidos pela internet. O Atestado de Antecedentes Criminais não expõe a ficha pessoal do cidadão, mas apenas apresenta uma resposta negativa ou positiva quanto a possíveis pendências jurídico-criminais.
A consulta pode ser útil para pessoas que foram vítimas de roubo ou furto e temem que alguém possa ter feito uso dos seus documentos pessoais para a prática de crimes. Neste caso, é possível tomar providências para sanar as pendências e evitar problemas com as autoridades.
O Atestado de Antecedentes é um documento fornecido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Secretaria da Segurança Pública. Para consultar o documento pelo aplicativo ‘SP Serviços’, pelo portal ou pelos totens do Poupatempo é preciso que o cidadão tenha a Carteira de Identidade (RG) emitida em São Paulo, pela Secretaria da Segurança Pública – SP.
Os Atestados de Antecedentes para portadores de RG de outros estados podem ser requeridos pessoalmente nos postos do Poupatempo e postos de identificação do IIRGD, mediante a apresentação do documento. Os modelos emitidos pelo celular, através do aplicativo SP Serviços, ou pelo totem de autosserviços do Poupatempo, trazem um código de veracidade no formato QR Code (código para verificação por leitura ótica). Quanto emitido pela internet ou solicitado presencialmente o Atestado não tem o código, mas é aceito da mesma forma pela Secretaria de Segurança.
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 524 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia.
Fonte: Convergência Digital
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
70% da felicidade no trabalho depende do chefe direto – e isso impacta produtividade
Uma pesquisa conduzida por Juliana Sawaia, cientista e pesquisadora de felicidade no trabalho, em parceria com a Fundação Dom Cabral, revelou que 70% da satisfação
Valuation: entenda a importância para a sua empresa e como calcular
O valuation é o processo de estimar o valor real de uma empresa, determinando seu preço justo e o retorno potencial de um investimento em suas ações.
6 passos essenciais para liderar um novo time com sucesso
Assumir a liderança de uma nova equipe é um desafio que exige equilíbrio entre confiança e produtividade. Piero Franceschi, sócio da StartSe, compartilha seis passos
Black Friday 2024: veja dicas para aproveitar descontos e evitar golpes
A Black Friday 2024, marcada para 29 de novembro, já movimenta o comércio brasileiro com promoções antecipadas. Para aproveitar as ofertas de forma segura e
Decisão histórica do STF: Empresas podem quitar dívidas de ICMS com créditos de precatórios. Especialista destaca os benefícios da medida
O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, por unanimidade, o uso de créditos de precatórios para a quitação de dívidas de ICMS, analisando a Lei nº