Depois de dois anos de retração, o varejo voltou a crescer. Entre julho de 2016 e o mesmo mês deste ano, o setor teve um aumento de 3,1% no volume de vendas, de acordo com dados do IBGE. Tecnologias contribuem positivamente com toda a cadeia varejista, desde a distribuição até o ponto de venda, ajudando na redução de gastos e na melhoria da gestão de produtos e serviços.

Os varejistas podem contar com soluções para toda a cadeia de vendas: que traçam rotas mais curtas e ágeis para distribuição do produto, que ajudam no controle de estoque e gestão de promoções, que melhoram o condicionamento de produtos nas estantes e gôndolas e ou mesmo que facilitam a vida dos consumidores.

Conheça a seguir algumas soluções aplicadas no varejo em geral e também em algumas redes de franquias que o Portal Sua Franquia reuniu:

Aplicativos

Recentemente, a marca Leve Pizza, pioneira de pizzas pré-assadas, lançou um aplicativo para aumentar as vendas. A novidade, que também pode ser acessada pelo site da marca, permite realizar pedidos normalmente como se o cliente estivesse no balcão, incluindo refrigerantes, combos e todas as opções disponíveis dentro de uma unidade.

“A facilidade e praticidade oferecida aos clientes por meio dos aplicativos é imensurável. A entrega é feita por unidades localizadas próximas ao cliente, mas a retirada pode ser feita em qualquer unidade, estando ela próxima ou não” informa Tiago Azem, diretor executivo da marca.

Já a rede Chama o Seu Zé, voltada para prestação de serviços em assistência emergencial e pequenos reparos, também desenvolveu um aplicativo de celular, no qual a pessoa interessada em contratar os serviços da rede conseguirá ver quais os serviços que estão sendo disponibilizados e uma prévia dos valores, além de pontuar os prestadores.

Esse aplicativo é responsável por representar o grande provocador de demandas da rede. “A proposta é não ser apenas um aplicativo, mas uma cadeia com a missão de bem atender ao público em geral”, comenta o diretor executivo da rede Chama o Seu Zé, Carlos Alexandre Gomes.

Controle logístico

Soluções tecnológicas são essenciais para otimizar operações de entrega e, ciente disso, a empresa de Blumenau HBSIS oferece uma plataforma específica de gestão de entregas que permite o acesso a diversos dados logísticos em tempo real e de forma rápida. “É possível minimizar a perda de mercadorias e o tempo de entrega dos produtos, aumentando a segurança, a qualidade e a eficiência de todo o ciclo logístico”, diz CEO da HBSIS, Humberto Matesco.

Gestão de estoque e de promoções

A Smarket surgiu em 2013 a partir da percepção desses problemas e se propõe a potencializar as promoções e a agilizar a produção de materiais de divulgação. O software desenvolvido pela startup catarinense conecta dados de estoque, validade, preços e estatísticas de venda, resultando na identificação dos produtos mais estratégicos para entrarem em promoção e automatizando a produção de tablóides, por exemplo.

“Queremos levar inteligência ao varejo, de forma acessível. Tornar o varejo brasileiro cada vez mais eficiente e estratégico, utilizando a tecnologia”, ressalta Marcela Graziano, CEO da startup.

Trade marketing

Ter o controle da equipe no ponto de venda, saber se o produto está posicionado conforme foi idealizado e coletar informações de campo são alguns desafios do trade marketing. Para superá-los, algumas empresas do varejo têm apostado em novas tecnologias, como o Agile Promoter, plataforma de gestão para trade marketing desenvolvida pela Involves.

“Estar conectado com a equipe e acompanhar a execução no PDV é fundamental para o bom desempenho do trade marketing”, explica Rodrigo Lamin, diretor e co-fundador da Involves. A solução SaaS é utilizada por mais de 18 mil usuários em diversos países, totalizando 186 clientes, entre eles, a empresa Grupo Technos, detentora das redes de franquias Euro e Touch.

Soluções em nuvem

Empresa de tecnologia para produtos e serviços de vigilância pública, comercial e particular, a Tecvoz, especializada em negócios de CFTV, investiu na ampliação de seu portfólio para registrar crescimento de 25% em seu faturamento em 2017. A principal estratégia da companhia foi apostar em novas ferramentas digitais como IoT e Cloud Computing, que foram usadas na confecção de uma nova linha de produtos, e no desenvolvimento de uma rede de franquias com foco no monitoramento compartilhado, a Vigilância Solidária.

Com soluções em nuvem, a rede Vigilância Solidária, com mais de 300 unidades, integra câmeras de moradores do mesmo bairro e permite que eles acessem as imagens de qualquer dispositivo conectado na web mediante o pagamento de uma mensalidade para o franqueado.

Segundo Ricardo Luiz, gerente de negócios da Tecvoz, o investimento em tecnologias de ponta para produtos e serviços da empresa foi essencial para manter o crescimento do negócio, que não alcançou menos de 15% nos últimos anos. “O mercado de segurança digital está aquecido no Brasil, tendo em vista principalmente os indicadores crescentes de roubos nas diversas cidades do País”, comenta o executivo.

Fonte: Gazeta do Povo

Veja Também

Anúncio por abandono de emprego gera dano moral Um costume antigo utilizado por empresas de publicar anúncios em jornais convocando o empregado que tem faltado ao trabalho para que retorne, sob pena...
Receita Federal notifica devedores do Simples Naci... No dia 12, foi disponibilizados, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), os Atos Declaratórios Executivos – ADE, que notifica...
Despesas médicas lideram erros cometidos nas decla... Quaresma esclareceu que mesmo que o contribuinte ajude os parentes, e pague o plano de saúde, se eles não estiverem como seus dependentes, essa despes...
O Fisco cada vez mais inteligente Novas tecnologias empregadas pelo Fisco exigem das empresas prestação de contas cada vez mais fidedigna e precisa. Vemos que a transmissão de dados vi...
Glossário aplicado de contabilidade – Qual é o cus... Geralmente, são os custos mais fáceis de se identificar, pois são aqueles que estão diretamente ligados à fabricação dos bens e produtos de uma empres...
10 dicas de empresários de sucesso para enfrentar ... Empreendedores brasileiros mostram como driblar a turbulência econômica atual e ainda fortalecer os negócios Não interessa qual é o perfil de neg...

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.