“Estamos todos sobrecarregados: trabalho, vida social, família. Temos que gerenciar tudo e estamos sempre ocupados. No entanto, o dia tem 24 horas, para mim, para você, para a Oprah Winfrey, para todo mundo. É essencial pensar em como economizar tempo”, afirma a consultora de carreira Susie Moore, autora do livro What If It Does Work Out? (“E se funcionar? ”, em tradução livre).
Em 2013, aos 30 anos, Moore deixou seu emprego em vendas onde ganhava US$ 500 mil por ano para abrir seu próprio negócio como consultora de carreira, segundo informações do Business Insider.
Segundo ela, há três dicas principais que podem aumentar sua produtividade, mesmo considerando toda a correria do dia a dia. Confira:
Falar não (muitas vezes)
Para Moore, uma das melhores formas de economizar tempo é dizer “não”. “Warren Buffett afirma que a diferença entre pessoas bem-sucedidas e as que não são é dizer “não” – muitas vezes”, diz.
Segundo a especialista, dizer não para tudo que vai tomar um tempo extra e que não vai trazer benefícios é necessário. “Recusar um almoço, uma reunião de relacionamento, um projeto que você não tem interesse, dizer não para sua irmã quando não puder ficar com seus sobrinhos durante o dia todo, etc, é necessário”, afirma.
Para ganhar tempo você precisa se concentrar em coisas que realmente são importantes e que são de sua responsabilidade necessariamente. “Aprender a dizer não pode fazer com que sua semana ganhe horas extras e consequentemente você fica mais produtivo e focado nas suas tarefas”, explica.
Saber quais são suas “horas de ouro”
Moore chama de “horas de ouro” as horas mais produtivas do dia – e elas são muito particulares, embora na maioria das vezes sejam durante a manhã. “Reserve suas “horas de ouro” para fazer as tarefas mais importante do dia”, diz.
”Para mim é o período entre 7h e 9h, quando consigo escrever como uma máquina, criar conteúdo, fazer o meu melhor trabalho. Se eu fizesse esse mesmo processo à tarde, eu provavelmente levaria quatro, cinco horas para fazer as mesmas coisas”, afirma. Segundo Moore, o ponto aqui é descobrir o momento do dia que você rende mais para focar em tarefas que você não pode deixar passar ou que são mais complexas, para maximizar o seu cérebro quando estiver em sua maior capacidade.
Aproveitar o smartphone
”Nosso celular nos dá acesso a tudo – estamos completamente acostumados e acomodados com o que o aparelho pode fazer”, disse Moore. No entanto, mais do que mexer nas redes sociais, o celular serve para impulsionar sua produtividade, segundo a especialista.
”Você pode adiantar algumas pequenas tarefas quando está no metrô ou na fila do banco. Então, a dica é utilizar o celular para ganhar tempo sempre que possível”, explica a especialista.
Ela sugere aproveitar os intervalos de tempo entre tarefas maiores para adiantar o máximo de responsabilidades menores como mandar e-mails, fazer ligações, marcar reuniões, pagar alguma conta.
Fonte: Gazeta do Povo
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Com a reforma tributária, o aluguel vai ficar mais caro e menos rentável. E agora?
Pessoa física locadoraQuem recebe aluguéis como pessoa física poderá ter que pagar, além do Imposto de Renda (até 27,5%), tributos federais como o IBS e
Empresas têm preocupações de como se adaptar às exigências da NR-1
Prazo estendido até 2026A aplicação da atualização da NR‑1 foi prorrogada para 26 de maio de 2026, concedendo um período adicional para que as empresas
Receita Federal confirma split payment a partir de 2027
Implementação facultativa e faseadaA partir de 2027, será introduzido o split payment — mecanismo que retém tributos automaticamente no momento da transação eletrônica, abrangendo tributos
Acordo entre sócios protege empresas
Instrumento estratégico, não apenas formalEm sociedades limitadas (Ltda.) e anônimas (S.A.), o acordo de sócios define claramente direitos, deveres e regras de convivência, funcionando como
Reforma tributária e o setor de serviços: 3 pontos críticos
Não cumulatividade e folha de pagamentoA proposta de reforma prevê a não cumulatividade, ou seja, o direito a créditos sobre bens e serviços adquiridos. No