É quase que impossível administrar uma empresa sem captar recursos de terceiros, entretanto, é de extrema importância mensurarmos o montante desses recursos e principalmente o efeito deles no resultado da empresa.
A “parceria” banco / empresa faz parte da cultura empresarial brasileira, operações de credito são realizadas constantemente e muitas vezes com custos altíssimos que não são bem interpretados pelos empresários (isso é muito comum). Conhecimentos básicos de matemática financeira poderiam com certeza trazer benefícios no momento da captação, porém, o volume de atividades e de “incêndios” para serem apagados no decorrer do dia, impedem a realização de atividades para agregar conhecimentos aos empresários.
Nesse momento a assessoria realizada por profissionais qualificados pode ser considerada um grande benéfico a empresa, pois a orientação das melhores linhas de créditos disponíveis, prazos, apoio na negociação, entre outras operações podem com certeza trazer ganhos a empresa ou mesmo minimizar perdas com as operações financeiras.
Há empresas que atravessam momentos delicados, seja em função da crise que atravessamos e estamos prestes a sair, ou mesmo por outras razões, tem seu endividamento bancário relativamente alto, e essas operações realizadas de forma repetitivamente para manter a “empresa viva” acabam por danificar por completo os resultados da empresa, essa “bola de neve” como é comumente chamada, vai se consolidando ao longo de meses e anos, ate que num determinado momento, faz com que a empresa “quebre” ou tenha que sentar-se a mesa par uma negociação, seja ela administrativamente (que entendo ser a melhor, de menor custo e mais rápida) ou mesmo jurídica, por meio de advogados buscando a Recuperação Judicial, que além de cara financeiramente tem um custo administrativo e emocional altíssimo, além de ter a eficácia contestada por muitos no meio empresarial, visto que a grande maioria das empresas acabam por encerrar suas atividades.
Como evitar todo esse pesadelo?
Não é fácil, mas a solução é acompanhar mensalmente os resultados empresariais de forma profissional, definindo ações para corrigir pontos identificados como graves de forma contundente e procrastinando-os.
O acompanhamento dos resultados empresariais, e nesse caso, o efeito do custo financeiro nesses resultados, devem requerer ações que resultem na reestruturação da empresa, visando equilibrar suas receitas e despesas, com isso minimizar a necessidades de capital de terceiros e com isso diminuindo mensalmente seus efeitos nos resultados.
É de extrema importância que decisões de gestores e diretores empresariais sejam definidas para esse tipo de controle, ações que retardam essa decisão para quando os créditos bancários são cortados, tendem a comprometer o patrimônio empresarial e também dos sócios, além da continuidade da empresa.
Assim como consultamos um médico quando estamos com um sintoma de falta de saúde e os remédios caseiros já não fazem mais efeito, nessa hora uma empresa de Consultoria e Assessoria Empresarial poderá ser sim a melhor alternativa para se iniciar o “tratamento” que pode ser resolvido muito rápido, ou não, dependendo da gravidade em que se encontra o “paciente”.
Vale pensar!!!!
Fonte: www.administradores.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil
Governo propõe reforma do Imposto de Renda com isenção para rendimentos de até R$ 5 mil O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta
Imposto de Renda 2025: declaração pré-preenchida começa só em 1º de abril
A Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará disponível para os contribuintes apenas a partir de 1º de abril.
Receita Federal alerta para retorno de golpe por correspondência com uso indevido do seu nome
Receita Federal alerta para golpe por correspondência utilizando seu nome indevidamente A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que voltou a ser praticado,
O que muda no trabalho aos domingos e feriados a partir de julho?
A partir de 1º de julho de 2025, entram em vigor mudanças significativas nas normas que regulamentam o trabalho aos domingos e feriados no Brasil.
Projeto de Lei 1.085/25 propõe tributação de lucros e dividendos
O Projeto de Lei 1.085/25, atualmente em tramitação, propõe alterações significativas no artigo 10 da Lei 9.249/95, visando implementar a tributação sobre lucros e dividendos