Faturamento x lucro: diferença que você precisa entender

Compartilhe nas redes!

Os administradores ou sócios das empresas estão, a princípio, em busca de uma lucratividade sempre maior. Porém, é comum observarmos que, normalmente, a preocupação está focada somente no crescimento do faturamento, o que é um erro muito sério e que, provavelmente, impactará de forma negativa na continuidade da empresa.

Uma empresa tem como função principal gerar riquezas para todas as partes envolvidas, sejam elas funcionários, sócios, clientes, governo, fornecedores. Quando uma empresa não consegue ser sustentável, ou seja, pagar as próprias contas, ela passa a gerar pobreza para toda essa cadeia, causando prejuízos a todos os envolvidos.

Por isso, é de suma importância que a empresa tenha um conhecimento detalhado de seu faturamento e também dos seus custos e despesas, podendo, assim, enxergar seu verdadeiro lucro ou prejuízo. Essa informação do resultado atingido ou projetado pela empresa é demonstrada em um relatório denominado Demonstrativo de Resultado. O profissional da contabilidade é conhecedor desse relatório e poderá contribuir muito na sua construção, possibilitando, assim, aos gestores e demais interessados conhecer com clareza se a empresa apresenta lucro ou prejuízo.
Não dá para administrar uma empresa sem a informação do resultado que ela gera para poder tomar decisões de comprar ou vender mais ou, por exemplo, fazer novos investimentos. Todas as empresas precisam dessa informação. Não importa se é uma pequena empresa que fatura cinco mil reais por mês ou uma grande que fatura cem mil.
Outra ferramenta muito importante é o relatório que demonstra o movimento do dinheiro na empresa, que é chamado de Fluxo de Caixa. Nesse relatório pode ser identificado de onde vem o dinheiro da empresa e em que está sendo aplicado.
Com esses dois relatórios será possível saber se uma empresa apresenta lucro ou prejuízo e se a origem do dinheiro que a mantém está em suas vendas ou em empréstimos, por exemplo. A matemática é simples: faturamento maior do que seus custos e despesas é o que irá gerar lucros. O contrário irá gerar prejuízos.
Dependendo o ramo de atividade a empresa poderá ter maior percentual de lucro em relação a seu faturamento ou menor. Existem setores com 3%, outros com 10% ou 15%, o resultado é variável de acordo com o ramo de atividade, depende também da capacidade dos gestores em aumentar seu faturamento e reduzir suas despesas e custos e de outros fatores externos que podem comprometer a lucratividade das empresas por um período.
Paulo Felicioni – Mestre em Contabilidade e Finanças e diretor executivo da Gumz Contabilidade, de Jaraguá do Sul/SC​.

Classifique nosso post [type]

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Holding patrimonial e tributação

Holding patrimonial e tributação aborda questões relacionadas à compra e venda de imóveis e sua implicação tributária. Quando outros fatores se somam, como o imóvel ser

Recomendado só para você
Construir uma marca por si só já representa um grande…
Cresta Posts Box by CP