Inovação não é exclusiva para organizações de grande porte. Veja o passo a passo para aplicar na sua empresa.

Por Rodrigo Portes, executivo e autor do livro “Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI”

Com o aumento de divulgação na mídia, criou-se o paradigma de que a Indústria 4.0 é exclusiva para organizações de grande porte, o que não é verdade.

Indústrias de pequeno porte podem e devem se adequar a novos modelos. O conceito da indústria 4.0 nasceu na Alemanha há 10 anos justamente para dar mais competitividade a pequenas e médias indústrias.

Tornar a fábrica mais inteligente e autônoma permite aumentar o ritmo de produção e evitar custos desnecessários, além de possibilitar a customização de produtos e, assim, atender consumidores cada vez mais exigentes. No entanto, é preciso foco e conhecimento para priorizar as estratégias mais adequadas.

No artigo dessa semana divido com vocês um passo a passo para implantar a Indústria 4.0 e fazer o melhor uso das tecnologias e dos ativos que já estão na sua fábrica.

1 – IDENTIFIQUE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS A SEREM ENDEREÇADOS 

Nem só de tecnologia vive a Indústria 4.0. Se não houver um bom plano estratégico por trás do investimento em treinamentos e programas, ela pode ser em vão. Portanto, antes de olhar para qualquer solução técnica, é necessário identificar quais objetivos podem ser buscados com o auxílio da tecnologia. 

É interessante que a indústria 4.0 tenha objetivos que vão além de “atualizar-se”. Ela deve ser um meio para um objetivo mais específico, seja melhorar a produtividade, reduzir custos, aumentar o mix de produtos para ganhar competitividade, entregar mais sucesso aos clientes, dentre muitos outros.

Nesta jornada inicial de diagnóstico dos principais problemas, é necessário que a empresa entenda perfeitamente todos os seus processos e como eles se relacionam. É fundamental, portanto, que se entenda todo o escopo do negócio, por meio de uma visão 360º. Isso pode ser feito com uma equipe interna que deve ser formada para discutir o tema. 

2 – DEFINA OS RECURSOS NECESSÁRIOS 

indústria 4.0 exige infraestrutura para ser realizada. É preciso investir em sensores IIoT, softwares, equipamentos, armazenamento na nuvem e outros.

Para que a implementação seja bem-sucedida, a empresa precisará reunir quatro dimensões estratégicas: organização, pessoas, processo e tecnologia. As novas estruturas organizacionais poderão incluir:

  • Laboratórios de inovação — para proteger e desenvolver novas ideias.
  • Centros de excelência — para capacitar os colaboradores e desenvolver ideias com uma equipe multidisciplinar.

Para quem não tem experiência com tecnologia, procurar uma consultoria pode ser uma boa saída. Há muitas empresas que podem ajudar com uma análise de como melhorar o desempenho fabril, apontando os melhores caminhos para a indústria 4.0.

3 – ANALISE A AUTOMAÇÃO EXISTENTE 

A atualização dos sistemas legados ou máquinas antigas através da implementação de sensores IoT, gateways e protocolos é uma das principais soluções para a conectividade necessária para a implantação da indústria 4.0. Hoje estes dispositivos estão com valores bem mais acessíveis, o que facilita as melhorias em larga escala.

Os sensores IoT, porém, são apenas parte da solução. Um sistema de comunicação integrado pode ser instalado para coletar e integrar dados dos sistemas MES, ERP, SCM e PLM, bem como dos sensores nas máquinas. Os dados podem ser exibidos em consoles fáceis de ler e entender, colocados em qualquer lugar que você quiser, inclusive em um tablet ou qualquer dispositivo móvel. Isso permite coletar, visualizar e analisar dados de todas as áreas da fábrica de qualquer lugar, para que você possa controlar e otimizar a produção do início ao fim.

4 – CRIE PROJETOS PILOTOS 

Implementar conceitos da Indústria 4.0 é uma tarefa desafiadora. Esse é um trabalho duro e de superação, principalmente na fase inicial. Isso acontece pelo impacto que mudança digital pode proporcionar para as operações do negócio.

Uma boa maneira para iniciar esse processo de forma experimental é criando projetos-pilotos, que serão utilizados como testes para futuras implementações. Assim, você terá a oportunidade de refinar os resultados e entender a melhor forma de virtualizar a cadeia produtiva, de acordo com as necessidades de sua empresa e de forma gradual.

Os resultados servirão de parâmetro para que você tenha uma estimativa do investimento inicial e até as previsões para a expansão das operações para implementar a Indústria 4.0.

5 – IMPLEMENTE E AVALIE OS RESULTADOS 

Após a solução ser implementada, é necessário avaliar os resultados. O ideal é que as métricas de avaliação dos resultados sejam definidas justamente nessa fase experimental. A opção de se fazer uma implementação inicial pequena é justamente para que se possa abandoná-la caso não funcione

Após a entrega comprovada de resultados, a empresa pode fazer um levantamento estratégico para expandir as tecnologias para outras áreas, o que é chamado de expansão vertical. 

O sucesso de uma solução abre caminho para que novas sejam implantadas. Essa expansão pode ser feita de maneira mais rápida, pois foi validado que a solução funcionou durante o piloto. 

Fonte: app.startse.com Por Rodrigo Portes

Veja Também

Novo Simples só vale para empresa com folha de sal... Apenas empresas com uma folha de pagamento alta em relação a seu faturamento devem se beneficiar com a inclusão de novas categorias no Simples (regime...
QUAIS OS IMPACTOS DA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA NA... A Lei da Liberdade Econômica, 13.874/19, resultante da conversão da MP da Liberdade Econômica, já está em vigor. Ela estabelece normas de proteç...
Sociedades em Conta de Participação na mira do Fis... A Sociedade em Contas de Participação (SCP) é uma forma corporativa não personificada, amparada pelos artigos 991 a 996 do Código Civil Brasileiro (Le...
AULA PRÁTICA ONLINE: Como fazer seu preço de venda... Olá, Nessa edição do Café com a Jota convidamos o professor e consultor financeiro Marcos Naitzk para uma aula rápida e o...
A tecnologia pode ser uma solução para o seu negóc... Nos últimos anos, o varejo tem passado por transformações motivadas pela evolução da tecnologia, e no Brasil, por fatores desencadeados pela crise ec...
RECEITA FEDERAL CANCELA O PERT DE MAIS DE 700 “VIC... Foram canceladas as adesões ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) de mais de 700 contribuintes por falta de pagamento das obriga...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta