Em uma era em que os meios para chegar até o consumidor são inúmeros e alguns até mesmo de custo relativamente baixo, nunca foi tão difícil levar uma informação ao consumidor de forma objetiva, eficaz e possível de resultar em mais uma venda. A função primordial do marketing – CONQUISTAR E PRESERVAR CLIENTES – ainda sofre da miopia existente nas pequenas e médias empresas, transformando alguns de seus erros em casos clássicos.
Erro 1
A empresa não sabe divulgar
Propaganda é a alma do negócio e o que atrai clientes, especialmente se a empresa começou recentemente. Na verdade, dentro do primeiro ano de vida a empresa deve investir muito em propaganda para que o mercado saiba que ela exista. Acontece que muitos gestores desconsideram ou subestimam a verba de marketing quando da época do planejamento do empreendimento. Então, chega uma hora que a empresa está lá, prontinha para receber dezenas de clientes por hora, mas chegam apenas alguns gatos pingados. Isso porque ela nada ou pouco investiu em propaganda e publicidade.
Erro 2
A empresa não sabe atender seu cliente
Outro erro cometido pela grande maioria dos gestores de marketing. A empresa está à disposição do cliente, em parte. Se o cliente liga, a atendente não sabe passar informações; se o cliente vai até a empresa, o vendedor ou atendente o recebe de cara feia. Esse tipo de empresa não se preparou para receber e atender o cliente da melhor forma, achando que está fazendo um favor a ele e que não depende dele. Essas empresas ainda não perceberam que vivemos na era da sociedade de serviços onde o que o cliente recebe de valor e benefício é o que realmente conta.
Erro 3
A empresa não se importa com o pós-venda
Todos os gurus dizem e repetem: é muito mais fácil e barato manter um cliente que conquistar outro para o lugar dele. Na ânsia de vender mais e mais, as pequenas e médias empresas gastam dinheiro e energia na busca frenética do próximo cliente. Acaba que os clientes atuais, pela falta de assistência, vão embora e dificilmente retornarão.
Para combater os 3 erros clássicos os gestores de marketing devem ser hábeis o suficiente para criar um plano de marketing específico, testando ações e medindo resultados – a única situação capaz de transformar despesa em investimento.
Os erros do marketing não páram por aí. Além dos clássicos, algumas dezenas de desatenções do marketing, fáceis de serem identificadas, corrompem o propósito das pequenas e médias empresas de conquistar e preservar clientes.
– Não tem um plano de marketing.
– As atividades de marketing e vendas ocorrem por acaso.
– As ações são realizadas por impulso e por sugestões de outros.
– O plano de marketing não está escrito, nem programado.
– Não há definição do tipo de cliente que será alvo da comunicação.
– Há pouca ou nenhuma informação sobre os clientes alvo.
– Quer fazer tudo muito depressa, cometendo erros e sufocando fornecedores.
– Não há critérios para analisar o custo e o benefício das ações.
– Esquece os clientes existentes principalmente ao criar promoções para atrair prospects.
– É facilmente influenciado por alguém que lhe vende sonhos.
– As mensagens que lançam para o mercado não têm a clareza necessária.
– Não pensa o marketing como um processo estratégico de continuidade do negócio.
– Não há política de fidelização de clientes.
– Não dá continuidade às mensagens que passa.
– Pensa que fazer marketing é muito complicado.
– Acredita que marketing é muito caro.
– Utiliza poucas ferramentas de marketing.
– Investe todo o orçamento em uma ou duas campanhas.
– É Incapaz de criar e divulgar a sua característica única de venda.
– Não utiliza a base de dados de clientes para gerar novas vendas.
– Não foi capaz de criar base de dados de clientes.
– Sonha com freqüência, mas não consegue transformar o sonho em realidade
– Não tem marca nem identidade.
Fonte: Revista Incorporativa
Os erros no marketing das pequenas e médias empresas
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