Por mais que todo empreendedor precise de ousadia e coragem, também é fundamental possuir conhecimentos técnicos e práticos sobre o segmento de mercado que pretende atuar. Aqueles que optam pelo modelo de franquias contam, na maioria das vezes, com suporte de uma equipe que não orienta apenas a produção, mas também a escolha e negociação do ponto comercial, usando estudos e pesquisas geográficas, por exemplo.
Segundo o consultor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, existem algumas regras cruciais para ter sucesso na seleção do ponto comercial . “O primeiro passo é analisar quantos negócios similares existem naquela área”, explica. “Também é necessário estudar o crescimento da população local e identificar os padrões de tráfego”, complementa. Confira dicas de algumas redes que estruturam estratégias para auxiliar os franqueados nesta tarefa:
1) Conheça o seu negócio
Qualquer que seja o segmento, a primeira etapa é conhecer muito bem o negócio para definir a melhor localização, a fim de estar mais próximo possível do público-alvo. “Com um bom plano de negócio, o estudo do ponto aumenta muito a chance de você ter sucesso. Por exemplo, um negócio que necessita de promoção ativa, isto é, promotores de venda, a importância deste ponto estar próximo da loja, num lugar que passa um fluxo mínimo de pessoas do público-alvo é essencial. Às vezes, é melhor uma sobreloja no grande fluxo do que um imóvel térreo a 30 metros desse ponto”, garante Fernando Massi, diretor da OrthoDontic, rede de franquias pioneira em serviços ortodônticos
2) Facilidade de acesso
Não pense apenas em estar perto do cliente. É preciso levar em consideração como ele chegará até você: se costuma frequentar shopping ou prefere às ruas, se irá de carro ou ônibus. Algumas empresas se guiam por esses fatores para determinar os locais mais propícios, como a rede de farmácias mineira Compre Certo. “Um fator importante é que a loja esteja no lado positivo, sentido centro-bairro, que o local tenha estacionamento e que seja, preferencialmente, um ponto de esquina, com grande fluxo de pedestres e de fácil acesso”, pondera o sócio-diretor, Reinaldo Nascimento.
3) Fluxo de pessoas e potencial de consumo
Observar onde o fluxo de pessoas é mais intenso, o que, em tese, representa maiores chances de atração de clientes, também é importante. Uma dica é fazer visitas ao local em dias e horários diferentes, para analisar esse fluxo e as características de consumo da região. Essa tática facilitará não só a escolha do ponto, como também a futura criação de estratégias para ampliar as vendas.
A Credfácil, rede de serviços financeiros, indica os pontos mais táticos ao segmento. “Damos preferência para locais perto de redes bancárias, farmácias e praças, tendo em vista que nosso público-alvo, os aposentados e pensionistas, circulam mais nessas regiões”, revela o presidente André Oliveira.
4) Concorrência
Ficar longe de concorrentes pode ser uma ótima opção para lguns negócios , mas para outros, como lojas de móveis, a melhor opção é estar perto deles. Esse consumidor não fará uma compra por impulso, demandando pesquisas e cotações e a proximidade com demais lojas desse segmento será vantajoso.
“Deslocamos um profissional para fazer algumas avaliações nos imóveis e nas redondezas, tais como fluxo de pessoas, espaço interno bom para a disposição dos produtos, estacionamento no local ou próximo, vida econômica da região aonde o espaço se localiza e vocação do local para uma loja de colchões ou que estejam mais próximo aos concorrentes, já que essa proximidade é um ponto a favor para nós”, ressalta Claudinei dos Anjos, presidente da Anjos Colchões.
5) Condições de higiene
Este item não costuma ser muito lembrado, mas a questão da higiene do local pode e deve ser determinante. Além de observar na qualidade do revestimento, que pode demandar mais limpeza e manutenção e, consequentemente, mais custo, fique atento se a construção atende as especificações do negócio, principalmente se for do segmento de alimentação.
Na rede de franquias Casa de Bolos, especializada em bolos caseiros, por exemplo, esse aspecto é essencial. “É muito importante que o franqueado entenda qual o tipo de imóvel ele deve buscar para a instalação da nossa operação, atendendo não apenas as nossas características operacionais, mas também as exigências sanitárias e legislativas do local. Utilizamos o manual de prospecção para informar e listamos as características principais e as consultas prévias que devem ser realizadas junto aos órgãos municipais”, revela Rodrigo Farinelli, gerente de marketing da rede.
6) Pontos prontos
Buscar um ponto comercial que já tenha atendido empresas do mesmo segmento é outra boa opção. “Avaliamos aqueles mais ‘prontos’ possíveis, ou seja, aqueles que requerem menor reforma e adaptação. São locais que eventualmente já foram uma cafeteria, doceria ou restaurante, por exemplo. Só depois que, então, começamos o contato e as primeiras negociações de aluguel, para que todos os franqueados tenham um custo ocupacional máximo de até 8% sobre o faturamento bruto do primeiro ano”, ressalta Renato Flora, sócio e diretor da Saladenha, rede de franquias especializada em alimentação saudável.
Fonte: Economia – iG
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
2018
administração
aposentadoria
CLT
CNPJ
COFINS
contabilidade
COVID-19
CPF
e-social
Empreendedorismo
empresa
Empresas
Esocial
Federais
fgts
Fisco
ICMS
imposto de renda
Impostos
inss
IR
IRPF
Iss
ITCMD
Legislação trabalhista
LIDERANÇA
mei
Pequenas Empresas
PERT
PIS
PIX
Planejamento sucessório
produtividade
Receita
Receita Federal
refis
Reforma trabalhista
ReformaTributária
Reforma Tributária
Simples Nacional
STF
Terceirização
trabalhista
tributação
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também
Posts Relacionados
Impactos da Portaria do MTE 547/2025 no dia a dia das empresas
Portaria MTE 547/2025: Novas Regras para Comprovação de Cotas de Inclusão nas Empresas Em 11 de abril de 2025, o Ministério do Trabalho e Emprego
Nota Fiscal Eletrônica começa a mudar por causa da Reforma Tributária
Nota Fiscal Eletrônica Passa por Alterações com a Reforma Tributária: O Que Sua Empresa Precisa Saber A Receita Federal publicou a Nota Técnica NFe 2025.002.v.1.01,
Nota Fiscal Eletrônica começa a mudar por causa da Reforma Tributária
Novo Sistema de Arrecadação da Reforma Tributária Entra em Fase de Testes em Junho A partir de junho de 2025, cerca de 500 empresas brasileiras
Os sinais de alerta de ‘burnout’ que você não deve ignorar
Burnout: Sinais de Alerta que Empresas e Profissionais Devem Observar A síndrome de burnout, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado de estresse
NFe e NFC-e mudam a partir do dia 03 de novembro. Entenda as mudanças
Mudanças na Emissão de NF-e e NFC-e a Partir de 3 de Novembro de 2025: O Que Sua Empresa Precisa Saber A partir de 3